Voltar

Imagem: Garcia de Oliveira Advogados

Caixa baixa juros de cheque especial e parcelamento de fatura do cartão de crédito

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (27) em comunicado à imprensa a diminuição de juros para as linhas de cheque especial e parcelamento da fatura do cartão de crédito para pessoas físicas.

Para o cheque especial, os clientes que recebam salário pela Caixa, as taxas passarão de 4,95% ao mês para 2,90% ao mês, uma redução de 41%. Além disso, o parcelamento da fatura do cartão de crédito que custa, na média, 7,7% ao mês passará a ser a partir de 2,90% ao mês.

A Caixa explicou que as condições especiais do cheque especial e do cartão de crédito serão válidas por 90 dias a partir de 1º de abril de 2020 (quarta-feira).

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, havia anunciado que a instituição financeira publicaria novas medidas para combater os efeitos do coronavírus na economia durante transmissão ao vivo organizada pela XP Investimentos com outros empresários no domingo.

Além dos juros, a instituição financeira também ampliou o tempo de pausa do pagamento de operações de crédito para pessoa física, de 60 para 90 dias. Até quem tem o financiamento habitacional e de Crédito Imóvel Próprio (Home Equity) poderá pedir a pausa emergencial de até três prestações.

Veja como pedir a pausa:

CDC (Crédito Direto Caixa) e Crédito Pessoal
Os clientes interessados devem acessar o site www.caixa.gov.br/caixacomvoce e selecionar a opção desejada a partir de 31/03/2020.

Parcelamento de faturas do cartão de crédito
É possível solicitar o parcelamento com taxas reduzidas por meio do App Cartões CAIXA ou por meio das Centrais de Atendimento dos cartões de crédito.

Cartões Azul, Nacional, Internacional, Gold e Mais: 4004 9009 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 940 9009 (demais localidades); cartões Platinum, Grafite, Visa Infinite, MasterCard Black e Elo Nanquim: 4004 9001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 940 9001 (demais localidades).

Contratação de CDC e Cheque Especial
Essas operações podem ser realizadas com taxas reduzidas também no portal CAIXA Com Você. Outros canais disponíveis são o Internet Banking (para cheque especial e CDC); 0800 726 0505, opção 2 para CDC.

Pausa no Crédito Imobiliário

A partir de agora, poderá ser solicitada pausa emergencial de até três prestações para financiamentos habitacionais e Crédito Imóvel Próprio (Home Equity) sem sair de casa, por meio do aplicativo Habitação CAIXA, dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7.

Para pausa no financiamento habitacional Pessoa Jurídica é necessário contatar o gerente de relacionamento para realizar a solicitação.

A possibilidade de pausa emergencial nos financiamentos habitacionais Pessoa Física ou Pessoa Jurídica vale para contratos que estejam adimplentes ou com até dois encargos em atraso, exceto para os casos em que o cliente esteja utilizando o FGTS para pagamento das prestações mensais. Para os contratos com mais de 2 encargos em atraso são disponibilizadas alternativas de renegociação através dos canais de telesserviço ou de contato com o gerente de relacionamento.

"Todos os clientes que solicitaram anteriormente a pausa emergencial terão a interrupção alterada automaticamente para três encargos e receberão um SMS confirmando a mudança, não sendo necessário efetuar novo pedido", diz a Caixa.

A CAIXA registrou, até o dia 26 de março, mais de 722 mil pedidos de pausa do crédito imobiliário.

Fonte: Valor Investe

Advocacia Scalassara

- advocacia@scalassara.com.br

A Advocacia Scalassara & Associados, enquanto marca, nasceu em 06 de junho de 1994, em razão de desdobramento de escritório anterior, que tivera início em 1982/3, do qual o advogado Carlos Roberto Scalassara era um dos titulares.

   Outras Publicações de Advocacia Scalassara