Voltar

1º de Maio - Dia Mundial do Trabalhador

A escolha dessa data como DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR é oriunda de homenagem às lutas sindicais de Chicago, ocorridas em 1886, ocasião em que milhares de trabalhadores foram às ruas para reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e da qual resultou a morte de várias pessoas.

Após esse episódio, acontecimentos relacionados à reivindicação em outros países, também com mortes de trabalhadores, contribuíram para o simbolismo da data.

No Brasil, com a chegada de imigrantes europeus, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram juntas. Em 1917 houve uma Greve Geral e, com o fortalecimento da classe operária, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo Presidente Artur Bernardes, em 1925.

Como se vê, a história do Dia do Trabalhador está associada a movimentos reivindicatórios por melhores condições de trabalho, não podendo simplesmente ser destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador, e sim, preferencialmente, aproveitado para reverenciar aqueles que tombaram na luta por direitos trabalhistas e refletir sobre as atuais condições de trabalho, com objetivo de garantir e ampliar CONCRETAMENTE os direitos conquistados.

   Outras Publicações de Carlos Roberto Scalassara